Saiba quanto vai pagar de imposto por cada litro de gasóleo e gasolina em 2021

Publicidade - OTZAds

Governo fixou no início do mês a taxa de carbono para 2021. Aumento no imposto sobre combustíveis entra em vigor a 1 de janeiro.

Já foi publicado em Diário da República, o decreto-lei que fixa a taxa de carbono para 2021. De acordo com o diploma, a taxa do adicionamento sobre as emissões vai passar de 23,619 euros por tonelada de CO2 para 23,921 euros por tonelada de CO2.

Publicidade - OTZAds

Este aumento terá implicações no valor que os portugueses vão pagar no imposto sobre cada litro de combustível, que passará a ser de 5,4 cêntimos no litro de gasolina e de 5,9 cêntimos no caso do gasóleo.

Publicidade - OTZAds

Recorde-se que, em 2020, estes valores eram de 5,3 cêntimos por litro na gasolina e 5,8 cêntimos por litro de gasóleo, os quais já tinham duplicado face aos valores de 2019.

O valor da taxa de carbono é definido anualmente, sendo que o objetivo da sua aplicação, no âmbito da política de Fiscalidade Verde, é o da “descarbonização da economia, estimulando a utilização de fontes de energia menos poluentes”, tal como se lê no diploma assinado pelo Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

E-konomista

Publicidade - OTZAds