Seguro auto ou rastreador de carro? Veja e saiba o que é melhor…

Ao longo dessa análise, podemos nos deparar com a dúvida: seguro auto ou rastreador de carro, qual devo escolher?

O que é um rastreador veicular?

A principal função do rastreador veicular é monitorar o veículo 24 horas por dia, todos os dias.

A localização do veículo é monitorada a todo tempo, através do sistema de posicionamento global por satélite, mais conhecido como GPS. A atuação do rastreador veicular é prevenção de um possível roubo ou furto.

O que, como você já sabe, é mais comum a cada dia que passa. Sobretudo, para quem vive nas grandes cidades.

Principais benefícios do rastreador veicular

A logística proporcionada pelo rastreador veicular é um dos maiores benefícios. Em caso de roubo ou furto, saber a localização do veículo pode possibilitar o resgate do mesmo.

Mas há um ponto negativo a se destacar! Quando o carro é roubado ou furtado e, mesmo com o rastreador, não pode ser encontrado, nesse caso a perda é total e não há indenização, já que o rastreador veicular não funciona como um seguro auto.

Uma boa notícia é que muitas seguradoras oferecem vantagens, até descontos, em seguros de veículos com rastreador. Inclusive esse é um dos motivos que leva muitos motoristas a adquirir um rastreador veicular.

Mas, nesse caso, o ideal é somente adquirir o rastreador após consultar a seguradora. Já que muitas seguradoras já oferecem esse serviço em comodato com o seguro auto.

Contratar um rastreador de carro garante indenização em caso de sinistro?

Infelizmente, não. Quando veículo é roubado ou furtado, como já foi dito, o mesmo pode ser localizado, mas as chances de recuperação são medianas.

Caso o veículo não seja localizado ou sofra algum outro tipo de dano, como acidente ou incêndio, o prejuízo é todo do proprietário.

Em termos legais, adquirir um rastreador veicular não garante nenhum tipo de reembolso.

Empresas de rastreamento que também oferecem seguro auto: é uma boa escolha?
Algumas empresas de rastreamento, para atrair mais clientes, oferecem seguro auto, além do rastreador veicular.

Embora seja uma opção viável para a maioria dos motoristas, é importante lembrar que apenas corretoras de seguro e seguradoras podem comercializar seguros. Por isso, é preciso tomar cuidado!

Porque a prática dessas empresas não é amparada pela SUSEP, Superintendência de Seguros Privados.

Seguro auto e rastreador de carro: combinar os dois pode ser uma boa solução!
Seguro auto e rastreador de carro podem ter funções diferentes, mas que combinadas podem ser complementares.

O seguro auto oferece uma proteção ampla, com cobertura em caso de acidentes e danos provenientes de colisões, por exemplo.

Danos em caso de roubo, furto e incêndio, de perda parcial ou total, são cobertos pelo seguro auto. Além disso outros benefícios podem ser oferecidos junto a apólice, como carro reserva e guincho 24 horas.

No caso do rastreador, não há a possibilidade de contratação de coberturas.

No máximo, o que o rastreador pode fazer pelo proprietário de um veículo em caso de roubo ou furto, é localizar o veículo. E mesmo nos casos onde o veículo é localizado, as chances de recuperação não são de 100%!

Então por que não combinar os dois? Unir a ampla cobertura do seguro auto e a possibilidade de localização por rastreamento em caso de sinistro, pode ser a melhor opção!

Mas lembre-se: contrate seguros sempre de corretoras e seguradoras especializadas e reconhecidas pela SUSEP!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *